Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Prevalência do uso de psicotrópicos e fatores associados na atenção primária à saúde

Texto completo
Autor(es):
Borges, Tatiana Longo [1] ; Miasso, Adriana Inocenti [1] ; Giacchero Vedana, Kelly Graziani [1] ; Prado Telles Filho, Paulo Celso [2] ; Hegadoren, Kathleen Mary [3]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem Ribeirao Preto, BR-14049 Ribeirao Preto - Brazil
[2] Univ Fed Vales Jequitinhonha & Mucuri, Diamantina, MG - Brazil
[3] Univ Alberta, Edmonton, AB - Canada
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Paulista de Enfermagem; v. 28, n. 4, p. 344-349, JUL-AUG 2015.
Citações Web of Science: 3
Resumo

Objetivo Investigar a prevalência de uso de psicotrópicos e fatores associados na atenção primária à saúde com fatores sociodemográficos, farmacoterapêuticos, histórico de saúde e Transtornos Mentais Comuns. Método Estudo transversal que incluiu 430 pacientes de atenção primária à saúde. O instrumento de pesquisa foi o Self-reporting Questionnaire e prontuários. Para análise, utilizou-se teste qui-quadrado na análise univariada e regressão logística na multivariada. Resultados A prevalência de uso de psicotrópicos foi de 25,8%. Houve associação entre uso de psicofármacos e transtornos mentais comuns, uso de medicamentos não psicofármacos, número de medicamentos prescritos, número de comprimidos/dia, patologias clínicas, idade e escolaridade. Na análise multivariada os preditores para uso de psicofármacos foram: transtornos mentais comuns, patologias clínicas e escolaridade. Conclusão A prevalência de uso de psicofármacos e os fatores associados variaram conforme a análise uni ou multivariada. (AU)

Processo FAPESP: 13/20435-1 - Fatores relacionados ao consumo de psicofármacos na atenção primária à saúde
Beneficiário:Adriana Inocenti Miasso
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular