Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desempenho produtivo e econômico do consórcio de cafeeiro arábica e nogueira-macadâmia

Texto completo
Autor(es):
Marcos José Perdoná [1] ; Rogério Peres Soratto [2] ; Maura Seiko Tsutsui Esperancini [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Regional Centro-Oeste - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal - Brasil
[3] Unesp. Faculdade de Ciências Agronômicas. Departamento de Economia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Agropecuária Brasileira; v. 50, n. 1, p. 12-23, 2015-01-00.
Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo e econômico do consórcio de cafeeiro arábica e nogueira-macadâmia, em condições de sequeiro e irrigado por gotejamento, bem como a viabilidade financeira dos tratamentos em três cenários de preço de café. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis tratamentos (café solteiro sequeiro, café solteiro irrigado, consórcio café-nogueira-macadâmia sequeiro, consórcio café-nogueira-macadâmia irrigado, nogueira-macadâmia solteira sequeiro e nogueira-macadâmia solteira irrigada) e dez repetições. Avaliaram-se a produtividade, o índice de equivalência de área e os resultados econômicos dos tratamentos em três cenários de preço do café. A irrigação por gotejamento e o cultivo consorciado aumentaram a produtividade do cafeeiro e da nogueira-macadâmia, em comparação aos monocultivos em condição de sequeiro, e, em geral, proporcionaram a mesma produtividade dos monocultivos irrigados de café, além de produtividade superior à dos monocultivos irrigados de nogueira-macadâmia. O uso associado da consorciação e da irrigação aumenta a eficiência do uso da terra em cinco vezes, quando comparado às médias das culturas solteiras em condição de sequeiro. O cultivo consorciado irrigado proporciona maior rentabilidade e retorno mais rápido do investimento, o que o torna uma alternativa viável, especialmente em períodos de menores preços do café. (AU)

Processo FAPESP: 11/17940-0 - Cultivo consorciado de cafeeiro arábica (Coffea arabica L.) e cultivares de nogueira macadâmia (Macadamia integrifolia Maiden & Betche)
Beneficiário:Rogério Peres Soratto
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular