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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

As competências tecnológicas no ensino de enfermagem cardiológica

Texto completo
Autor(es):
Kobayashi, Rika Miyahara [1, 2] ; Januario Leite, Maria Madalena [1]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Escola Enfermagem, Dept Orientacao Profiss, Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Inst Dante Pazzanese Cardiol, Serv Educ Continuada, Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49, n. 6, p. 971-977, DEC 2015.
Citações Web of Science: 1
Resumo

Resumo OBJETIVO Identificar a percepção dos coordenadores dos Cursos de Especialização em Enfermagem Cardiológica sobre a inserção de conteúdos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e analisá-los relacionando-os às competências tecnológicas e quanto à sua aplicabilidade, pertinência e relevância na assistência, ensino e gestão. MÉTODO Estudo descritivo com 10 coordenadores do curso de Especialização em Enfermagem Cardiológica que responderam ao questionário para o desenvolvimento de competências tecnológicas adaptadas do modelo da Technology Initiative Guidelines Education Reforms (TIGER), e analisados utilizando a técnica de Delphi para obtenção de consenso e pontuados quanto à relevância, pertinência e aplicabilidade utilizando escala tipo Likert conforme grau de concordância. RESULTADOS Seis cursos desenvolviam conteúdos de TIC. Os conteúdos da TIGER foram considerados relevantes, pertinentes e aplicáveis. CONCLUSÃO Os coordenadores reconhecem a necessidade da competência tecnológica do enfermeiro cardiológico visando à aplicabilidade assistencial. (AU)

Processo FAPESP: 12/15437-2 - Competências tecnológicas no ensino de pós-graduação em enfermagem cardiológica
Beneficiário:Rika Miyahara Kobayashi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular