Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cooperação internacional em prevenção do uso abusivo de drogas no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Galvão Leite das Chagas [1] ; Carla Aparecida Arena Ventura [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP
[2] USP. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.); v. 6, n. 1, p. 1-20, 2010-02-00.
Resumo

O fenômeno das drogas se destaca entre os problemas de saúde, com repercussões sociais, políticas, econômicas e culturais para a sociedade internacional. Insere-se na agenda internacional, fomentando iniciativas de cooperação internacional. Este estudo propôs conhecer e divulgar os acordos de cooperação internacional na área de drogas, celebrados pelo Brasil e projetos para redução da demanda de drogas, realizados entre 1998 e 2008, no âmbito dos acordos firmados. Trata-se de estudo qualitativo descritivo, onde se buscou a fonte primária na coleta dos dados e a análise de conteúdo. Foram encontrados, no país, 25 acordos internacionais bilaterais em vigor e duas instituições que concentram os principais projetos, somando o total de 13 projetos no período estudado. Constatou-se que o Brasil, ao ratificar convenções internacionais e acordos bilaterais para o controle das drogas, assumiu grande compromisso internacional e vem trabalhando em conjunto com seus parceiros internacionais para harmonizar sua política e lograr resultados efetivos no controle das drogas no país. (AU)

Processo FAPESP: 07/57804-3 - Acordos de cooperação técnica e financeira internacionais celebrados pelo Brasil para o controle do abuso de álcool e drogas
Beneficiário:Fernanda Galvao Leite das Chagas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica