Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Qualidade nutricional dos padrões alimentares de crianças: existem diferenças dentro e fora da escola?

Texto completo
Autor(es):
dos Santos Vieira, Diva Aliete ; Castro, Michelle Alessandra ; Fisberg, Mauro ; Fisberg, Regina Mara
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal de Pediatria; v. 93, n. 1, p. 47-57, JAN-FEB 2017.
Citações Web of Science: 4
Resumo

Resumo: Objetivos: Descrever os padrões alimentares de crianças dentro e fora da escola e investigar a sua associação com fatores sociodemográficos e estado nutricional. Métodos: Estudo multicêntrico transversal, no qual foram avaliadas crianças de 1 a 6 anos de ambos os sexos, atendidas em creches públicas e privadas e pré-escolas no Brasil (n = 2.979). Foram coletados dados demográficos, socioeconômicos e dietéticos. Os padrões alimentares foram derivados por análise fatorial a partir de 36 grupos de alimentos. Resultados: Quatro padrões alimentares foram identificados dentro e três fora da creche. Dentro da creche, o padrão "tradicional" foi associado a menor renda e apresentou melhor qualidade nutricional. O padrão "dual" associou-se a menor renda e maior ingestão de açúcar de adição e carga glicêmica. O padrão "lanches" foi associado a crianças matriculadas em escolas privadas e com maior ingestão de açúcar de adição e carga glicêmica. O padrão "pão com manteiga" associou-se a maior ingestão de açúcar de adição e gordura trans. Fora da creche, o padrão "tradicional" foi associado a maior ingestão de gordura saturada, trans, sódio e fibra. O padrão "pão com manteiga" associou-se a maior ingestão de gordura trans e carga glicêmica, enquanto o padrão "lanches" associou-se às crianças com excesso de peso, de creches privadas, maior renda e com maior ingestão de gordura trans, sódio e fibra. Conclusão: Houve diferença na qualidade nutricional dos padrões dentro e fora da escola e a adesão a esses ocorreu de forma heterogênea nas regiões e classes socioeconômicas. (AU)

Processo FAPESP: 13/06979-9 - Efeito do consumo de alimentos biofortificados no estado nutricional de ferro e vitamina A de pré-escolares
Beneficiário:Diva Aliete dos Santos Vieira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto