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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O ENSINO MÉDIO E AS COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS: BRASIL, INGLATERRA E FINLÂNDIA

Texto completo
Autor(es):
Carmen Sylvia Vidigal Moraes [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educação & Sociedade; v. 38, n. 139, p. 405-429, 2017-06-00.
Resumo

RESUMO: Diante das reformas da educação básica no Brasil, em particular no ensino médio, a análise comparativa com o sistema educacional de outros países pode servir como base para compreender os “baixos níveis de aprendizagem” no Brasil, mensurados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2015. O texto propõe examinar, especificamente, a universalização e a obrigatoriedade da educação básica e as condições estruturais da educação considerada bem-sucedida em países como Inglaterra e Finlândia. A análise foi realizada com base em fontes primárias e secundárias. (AU)

Processo FAPESP: 00/13988-4 - Educação de adultos trabalhadores: metodologias de ensino aprendizagem itinerários formativos e capacitação de professores
Beneficiário:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Processo FAPESP: 03/12616-4 - Educação, trabalho e gênero: políticas de formação profissional e de educação de adultos trabalhadores, na França e no Brasil: uma perspectiva comparada
Beneficiário:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa