Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Variação espacial e sazonal do zooplâncton nos reservatórios do Sistema Cantareira, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Bruno Paes De-Carli ; Júlio César Lopez Doval ; Eduardo Henrique Costa Rodrigues ; Marcelo Luiz Martins Pompêo
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Ambient. Água; v. 12, n. 4, p. 666-679, Ago. 2017.
Resumo

Resumo Neste estudo investigou-se a variação espacial e sazonal da comunidade zooplanctônica e sua relação com as características físicas, químicas e biológicas da água em cinco reservatórios (Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro) do sistema Cantareira. Amostragens foram realizadas em maio/junho e novembro/dezembro de 2013 em 19 pontos. Para verificar a similaridade dos atributos zooplanctônicos, efetuou-se uma análise de similaridade bifatorial e um ordenamento multidimensional não-métrico. A relação entre os descritores biológicos e ambientais foi examinada usando-se correlação de Pearson. Um total de 35 táxons foi identificado. Os rotíferos predominaram em termos de riqueza e os juvenis de Copepoda seguidos por Bosmina freyi foram os mais abundantes. Em geral, os locais apresentaram condições mesotróficas com exceção do reservatório Jaguari considerado eutrófico. Com base nas análises, foi evidenciado uma variação espaço-sazonal e correspondência entre descritores ambientais e a densidade. A morfometria do reservatório, o tempo de residência, as interações ecológicas e as mudanças de qualidade da água podem ser fatores que explicam a variabilidade observada. (AU)

Processo FAPESP: 12/11890-4 - Contaminação por metais pesados no sedimento de reservatórios do Sistema Cantareira (São Paulo): perspectiva ou realidade?
Beneficiário:Marcelo Luiz Martins Pompêo
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 14/04471-0 - Heterogeneidade espacial e temporal da comunidadade zooplanctônica do Sistema Cantareira, São Paulo, Brasil
Beneficiário:Bruno Paes de Carli
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado