Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo do gasto energético por meio da água duplamente marcada: fundamentos, utilização e aplicações

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Baeza Scagliusi [1] ; Antonio Herbert Lancha Júnior [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Educação Física - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION; v. 18, n. 4, p. 541-551, 2005-08-00.
Resumo

A medida do gasto energético total é fundamental em estudos de nutrição e metabolismo. A água duplamente marcada é uma forma de calorimetria indireta que mede precisa e acuradamente o gasto energético total de indivíduos fora de confinamento. Esse método já foi aplicado com diversas finalidades, como medir a demanda energética decorrente de doenças crônicas e da atividade física. Além disso, também foi usada em estudos sobre as conseqüências da desnutrição e a etiologia da obesidade, especialmente demonstrando as diferenças inter-raciais quanto ao gasto energético total. Tal técnica também pode ser utilizada para validar outros métodos de avaliação da prática de atividade física e/ou do gasto energético total. Embora diversos estudos de validação tenham sido conduzidos, nenhum método demonstrou bom desempenho nas estimativas individuais. Finalmente, a água duplamente marcada tem sido amplamente empregada em países desenvolvidos como marcador do consumo energético, validando as estimativas obtidas pelos métodos de avaliação do consumo alimentar. Esse uso também deve ser encorajado em países em desenvolvimento, para que se possa considerar o erro das estimativas de ingestão energética dos métodos de avaliação do consumo alimentar, utilizados nas pesquisas de nutrição humana dessas nações. (AU)

Processo FAPESP: 03/12337-8 - Influência da atividade física e de fatores psicossociais sobre a validade de três métodos de avaliação do consumo alimentar, segundo marcadores biológicos
Beneficiário:Antonio Herbert Lancha Junior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular