Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Condição de saúde bucal e motivos para extração dentária entre uma população de adultos (20-64 anos)

Texto completo
Autor(es):
Silva-Junior, Manoelito Ferreira ; Correia de Sousa, Anne Caroline ; Batista, Marilia Jesus ; Rosrio de Sousa, Maria da Luz
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. saúde coletiva; v. 22, n. 8, p. 2693-2702, AUG 2017.
Citações Web of Science: 3
Resumo

Resumo O presente estudo caracterizou a condição de saúde bucal e os principais motivos autorrelatados da extração dentária em uma população de adultos. Estudo transversal que examinou 248 adultos de 20-64 anos, representativos da população de Piracicaba (SP). O exame bucal domiciliar utilizou os índices CPOD, CPI, uso e necessidade de prótese dentária segundo critérios da OMS e presença de biofilme visível. Foram coletados dados demográficos, socioeconômicos e motivos da extração dentária por meio de questionário. A análise descritiva foi estratificada pela idade em 20-44 e 45-64 anos. O CPOD médio foi 20,37, P = 3,34 nos adultos jovens e P = 13,41 nos mais velhos. Bolsa periodontal (CPI ≥ 3) foi encontrada em 20,5% dos adultos jovens e 53,0% dos mais velhos. Enquanto 38,8% usavam prótese superior, 46,7% necessitavam de prótese inferior. A dor foi o motivo autorrelatado mais prevalente para realização da extração dentária, sendo esta escolha principalmente pela falta de outra opção de tratamento e no serviço privado. Conclui-se que os adultos jovens (20-44 anos) apresentaram menos dentes perdidos e doença periodontal, uso e necessidade de prótese. Dor e falta de opção de outros tratamentos foram os principais motivos autorrelatados para realização das extrações dentárias. (AU)

Processo FAPESP: 11/00545-1 - Perda dentária em adultos: avaliação do impacto na qualidade de vida através da aplicação de índices de perda dentária
Beneficiário:Maria da Luz Rosario de Sousa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 09/16560-0 - "Estudo da perda dentária em adultos: impacto em grupos de distintos níveis sócio econômicos e de uso de serviços odontológicos através da aplicação de índices de perda dentária e fatores associados."
Beneficiário:Marília Jesus Batista de Brito Mota
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 14/15184-2 - Estudo longitudinal sobre a perda dentária em adultos e fatores associados
Beneficiário:Manoelito Ferreira Silva Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado