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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

PERCEFAL: instrumento de avaliação da identificação de contrastes fonológicos

Texto completo
Autor(es):
Larissa Cristina Berti [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Curso de Fonoaudiologia. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Audiol., Commun. Res.; v. 22, 2017-10-02.
Resumo

RESUMO Introdução Verifica-se um crescente interesse de pesquisadores por instrumentos designados para avaliação da percepção da fala. Objetivo Construir um instrumento de identificação perceptual de contrastes fônicos do Português Brasileiro para crianças a partir de 4 anos de idade. Métodos A construção do instrumento envolveu quatro procedimentos: a) delineamento da tarefa experimental; b) seleção dos estímulos que constituíram o instrumento; c) operacionalização do teste; d) estabelecimento dos critérios de análise. Foi utilizado um computador acoplado a um fone de ouvidos e o software PERCEVAL. Resultados O instrumento proposto compreende um subconjunto de quatro experimentos que avaliam, separadamente, a identificação de contrastes entre segmentos vocálicos e entre segmentos consonantais oclusivos, fricativos e soantes. O teste envolve três etapas: fase de reconhecimento de palavras, fase treino e fase teste, com duração total de 15 minutos, aproximadamente. A análise do desempenho perceptivoauditivo das crianças é feita a partir de três critérios: acurácia, tempo de reação e padrão de identificação dos contrastes fônicos, sendo registrada em um protocolo específico. Conclusão Estudos que têm utilizado o PERCEFAL em sua metodologia reportam baixa porcentagem de não resposta por parte das crianças (entre 2% e 5%), o que indica que a tarefa mostra-se apropriada para a sua finalidade. Encoraja-se o uso do instrumento nas diversas regiões do país, para averiguar, não somente sua aplicabilidade, dada à diversidade linguística do país, como também para verificar sua sensibilidade e especificidade. (AU)

Processo FAPESP: 13/00911-3 - Aquisição perceptivo-auditiva de contrastes fônicos do português brasileiro
Beneficiário:Larissa Cristina Berti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular