Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise genética e dosagem de AMP cíclico: comparação entre camundongos fêmeas anovuladoras magras e obesas

Texto completo
Autor(es):
Vidotti, Daniela Berguio [1] ; Schnabel, Beatriz [2] ; Secco, Mariane [3] ; Cristovam, Priscila Cardoso [4] ; Borra, Ricardo Carneiro [5] ; Cotrim Guerreiro da Silva, Ismael Dale [1]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Paulo, UNIFESP, Dept Gynecol, Lab Mol Gynecol, Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Salomao Zoppi Diagnost, Sao Paulo, SP - Brazil
[3] Univ Sao Paulo, Human Genome Lab, Sao Paulo, SP - Brazil
[4] Univ Fed Sao Paulo, UNIFESP, Dept Ophthalmol, Ocular Surface Adv Ctr CASO, Sao Paulo, SP - Brazil
[5] Univ Fed Sao Carlos, UFSCar, Dept Genet & Evolut, Sao Carlos, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; v. 37, n. 4, p. 186-191, APR 2015.
Citações Web of Science: 1
Resumo

OBJETIVO: Avaliar os genes diferencialmente expressos em ovários de camundongos fêmeas magras (tipo selvagem) e obesas (ob/ob) e a produção de AMP cíclico em ambos os grupos.MÉTODOS: A expressão nos níveis de RNA mensageiro de 84 genes relacionados à obesidade foi analisada por PCR Array, e o AMP cíclico foi quantificado por método imunoenzimático.RESULTADOS: Os genes que mais sofreram diminuição da expressão no Grupo Obesidade incluíram o tipo 1 de polipeptídeo ativador da adenilato ciclase, o da somatostatina, da apolipoproteína A4, da colipase pancreática e da beta interleucina 1. A média de redução na expressão desses genes foi de aproximadamente 96, 40, 9, 4,2 e 3,6 vezes, respectivamente. Por outro lado, os genes que mais tiveram aumento na expressão no Grupo Obesidade foram o gene da proteína modificadora da atividade do receptor de calcitonina 3, do proliferador de peroxissomos ativados por proteína alfa, do receptor de calcitonina e do receptor para hormônio liberador de corticotropinas 1. As médias de acréscimo nos níveis de expressão de tais genes foram de 2,3, 2,7, 4,8 e 6,3 vezes, respectivamente. A produção de AMP cíclico ovariana foi significantemente aumentada em camundongos fêmeas ob/ob (2.229±52 fMol) quando comparada ao Grupo Controle (1.814±45 fMol).CONCLUSÕES: Camundongos fêmeas obesas e anovuladoras possuem níveis de hormônio reprodutivo reduzidos e ovulogênese alterada. Vários genes mostram níveis de expressão alterados quando a leptina está ausente, principalmente o tipo 1 de polipeptídeo ativador da adenilato ciclase. (AU)

Processo FAPESP: 07/55629-0 - Influencia da hiperinsulinemia na sindrome dos ovarios policisticos: analise genetica e proteomica.
Beneficiário:Daniela Berguio Vidotti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado