A teoria dos números na formação de professores de... - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A teoria dos números na formação de professores de matemática: (in)compreensões acerca da primalidade e do teorema fundamental da Aritmética

Texto completo
Autor(es):
Gerson Pastre Oliveira [1] ; Rubens Vilhena Fonseca [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil
[2] Universidade do Estado do Pará - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 23, n. 4, p. 881-898, 2017-12-00.
Resumo

Resumo: Este artigo aborda as formas pelas quais um grupo de licenciandos em Matemática compreendem alguns conceitos da Teoria dos Números, entre os quais o de números primos e o teorema fundamental da aritmética. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram recolhidas respostas de dez sujeitos a duas questões, que foram analisadas à luz do conceito de transparência/opacidade das representações numéricas, para verificar se haveria coerência entre os conceitos enunciados nas respostas em relação ao problema que deveria ser resolvido. Assim, o texto evidencia estratégias usadas pelos participantes da investigação, relacionadas às questões que envolvem a primalidade dos números naturais, bem como a importância do conhecimento formal da teoria dos números por parte dos professores de Matemática em formação. Além disso, surgiram elementos que indicam que o apelo à intuição, nem sempre correto, e às soluções prescritivas ocorreram consideravelmente, tanto no contexto pesquisado como nos trabalhos empregados como referências teóricas. (AU)

Processo FAPESP: 13/23228-7 - Processos de ensino e aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos PEA-MAT/DIMAT
Beneficiário:Saddo Ag Almouloud
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular