Teoria de valorização de anéis de grupos e homologia de grupos solúveis
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Autor(es): |
Número total de Autores: 2
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Afiliação do(s) autor(es): | [1] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil
[2] Universidade do Estado do Pará - Brasil
Número total de Afiliações: 2
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Tipo de documento: | Artigo Científico |
Fonte: | Ciência e Educação; v. 23, n. 4, p. 881-898, 2017-12-00. |
Resumo | |
Resumo: Este artigo aborda as formas pelas quais um grupo de licenciandos em Matemática compreendem alguns conceitos da Teoria dos Números, entre os quais o de números primos e o teorema fundamental da aritmética. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram recolhidas respostas de dez sujeitos a duas questões, que foram analisadas à luz do conceito de transparência/opacidade das representações numéricas, para verificar se haveria coerência entre os conceitos enunciados nas respostas em relação ao problema que deveria ser resolvido. Assim, o texto evidencia estratégias usadas pelos participantes da investigação, relacionadas às questões que envolvem a primalidade dos números naturais, bem como a importância do conhecimento formal da teoria dos números por parte dos professores de Matemática em formação. Além disso, surgiram elementos que indicam que o apelo à intuição, nem sempre correto, e às soluções prescritivas ocorreram consideravelmente, tanto no contexto pesquisado como nos trabalhos empregados como referências teóricas. (AU) | |
Processo FAPESP: | 13/23228-7 - Processos de ensino e aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos PEA-MAT/DIMAT |
Beneficiário: | Saddo Ag Almouloud |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |