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(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito do uso do AASI na decodificação do estímulo de fala por meio do Peate-fala

Texto completo
Autor(es):
Leite, Renata Aparecida [1] ; Leite Magliaro, Fernanda Cristina [1] ; Raimundo, Jeziela Cristina [2] ; Gandara, Mara [2] ; Garbi, Sergio [2] ; Bento, Ricardo Ferreira [2] ; Matas, Carla Gentile [1]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Curso Fonoaudiol, Sao Paulo, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Fundacao Otorrinolaringol, Hosp Clin, Ambulatorio Saude Audit Reouvir, Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; v. 84, n. 1, p. 66-73, JAN-FEB 2018.
Citações Web of Science: 3
Resumo

Resumo Introdução As respostas eletrofisiológicas obtidas com o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico complexo (Peate-c) fornecem medidas objetivas do processamento subcortical dos estímulos de fala e outros estímulos complexos. O Peate-c também vem sendo utilizado para verificar a plasticidade na via auditiva nas regiões subcorticais. Objetivo Comparar os resultados do Peate-c obtidos em crianças usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), antes e após 9 meses da adaptação, bem como comparar os resultados destas crianças com os obtidos em crianças com audição normal. Método Foram avaliadas 14 crianças com audição normal (Grupo Controle - GC) e 18 crianças com perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado bilateral (Grupo Estudo - GE), na faixa etária de 7 a 12 anos. As crianças foram submetidas às Audiometrias Tonal e Vocal, Medidas de Imitância Acústica e Peate com estímulo de fala, sendo submetidas às avalições em três momentos diferentes: avaliação inicial (M0), 3 meses após avaliação inicial (M3) e 9 meses após a avaliação inicial (M9), sendo que no M0 as crianças do grupo estudo ainda não faziam uso do AASI. Resultados Na comparação entre GC e GE, observou-se que o GE apresentou menor mediana para a amplitude V-A no M0 e no M3, menor mediana para a latência do componente V no M9 e, maior mediana para a latência do componente O no M3 e no M9. Observou-se no GE, redução na latência do componente A no M9. Conclusão Crianças com perda auditiva de grau leve a moderado apresentaram déficit no processamento do estímulo de fala sendo que o principal prejuízo está relacionado à decodificação da porção transitória do espectro deste estímulo. Evidenciou-se que o uso do AASI promoveu a plasticidade neuronal do Sistema Nervoso Auditivo Central após um tempo prolongado de estimulação sensorial. (AU)

Processo FAPESP: 12/18633-7 - Potenciais evocados auditivos com estímulo de fala em crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora individual
Beneficiário:Renata Aparecida Leite
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado