Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Adesão ao tratamento anti-hipertensivo em trabalhadores de um Hospital Geral

Texto completo
Autor(es):
Feriato, Katia Tizato [1] ; de Gusmao, Josiane Lima [1] ; Silva, Arlete [1] ; dos Santos, Cecilia Angelita [2] ; Ferrera Pereira, Renan Sallazar [3] ; Amendola, Fernanda [1]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Guarulhos, Guarulhos, SP - Brazil
[2] Hosp Municipal Dr Jose de Carvalho Florence, Occupat Med, Sao Jose Dos Campos, SP - Brazil
[3] Ctr Univ AGES, Dept Nursing, Paripiranga, BA - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Enfermagem; v. 71, n. 4, p. 1875-1882, JUL-AUG 2018.
Citações Web of Science: 0
Resumo

RESUMO Objetivo: Avaliar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo nos trabalhadores de uma instituição hospitalar e os fatores associados. Método: pesquisa transversal, composta por 108 trabalhadores que se autorreferiram hipertensos. Foram analisadas associações entre variáveis sociodemográficas, de trabalho e saúde com adesão. Resultados: a idade média foi de 44,2 anos, com predomínio do sexo feminino e trabalhadores da área de enfermagem. Por meio da medida da pressão arterial, 25% foram classificados hipertensos não controlados. Aproximadamente 88% referiram tomar algum medicamento, porém, 79,6% não aderiam ao tratamento anti-hipertensivo. Na análise de regressão múltipla, os fatores independentes para a não adesão foram a hipercolesterolemia (OR=8,10; p=0,024) e faltar à consulta médica (OR=4,06; p=0,048). Conclusão: constatou-se percentual de não adesão expressivo. Em razão da hipertensão e o colesterol serem doenças assintomáticas e de tratamento contínuo, o paciente hipertenso tem dificuldades de compreender a importância da adesão ao tratamento, mesmo sendo um profissional da saúde ou trabalhando em ambiente hospitalar. (AU)

Processo FAPESP: 12/04088-7 - Avaliação de saúde dos trabalhadores de um Hospital Geral de São José dos Campos-SP
Beneficiário:Josiane Lima de Gusmão
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular