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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A construção de uma escala sobre as concepções de deficiência: procedimentos metodológicos

Texto completo
Autor(es):
Lúcia Pereira Leite [1] ; Cristina Broglia Feitosa de Lacerda [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Psicologia - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Psicologia - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia USP; v. 29, n. 3, p. 432-441, 2018-12-00.
Resumo

Resumo Este artigo parte dos preceitos da psicologia histórico-cultural para analisar como a deficiência é conceituada e suas implicações. Procura descrever a elaboração de um procedimento metodológico para averiguar concepções de deficiência. Feita a revisão da literatura nacional e internacional, foram circunscritas quatro concepções: orgânica, psicossocial, histórico-cultural e metafísica. Para cada uma delas foram definidas cinco asserções, dispostas em cinco pontos ordinais. A escala foi avaliada por juízes com familiaridade teórico-metodológica na temática deficiência. Foi calculado o índice de concordância entre as classificações originais dos enunciados com as marcações e retorno e revisão das classificações discordantes. Aplicações iniciais e os tratamentos decorrentes permitiram a confecção da Escala de Concepções de Deficiência (ECD). (AU)

Processo FAPESP: 14/03811-2 - As concepções de deficiência numa universidade pública: as implicações para a inclusão social
Beneficiário:Lúcia Pereira Leite
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular