Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fração atribuível populacional: planejamento de ações de prevenção de doenças no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Leandro Fórnias Machado de Rezende [1] ; José Eluf-Neto [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Preventiva - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 50, 2016-06-10.
Resumo

RESUMO Epidemiologia é o estudo da ocorrência, distribuição e determinantes de eventos relacionados à saúde da população, incluindo a aplicação desse conhecimento para a prevenção e o controle dos problemas de saúde. Entretanto, estudos epidemiológicos, na maioria das vezes, têm limitado suas perguntas de pesquisa aos fatores determinantes de desfechos em saúde. Pesquisas relacionadas à aplicação do conhecimento para ações de prevenção e controle de doenças têm sido negligenciadas. Nesse comentário, apresentamos uma descrição de como as estimativas de fração atribuível populacional podem fornecer importantes elementos para planejamento de ações de prevenção e controle de doenças no Brasil. (AU)

Processo FAPESP: 14/25614-4 - Inatividade física e câncer: da avaliação da evidência etiológica ao impacto na saúde pública
Beneficiário:Leandro Fórnias Machado de Rezende
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado