Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Arboviroses emergentes e novos desafios para a saúde pública no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Tamara Nunes Lima-Camara [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Epidemiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 50, 2016-06-27.
Resumo

RESUMO A modificação do ambiente por ações antrópicas, o crescimento urbano desordenado, o processo de globalização do intercâmbio internacional e as mudanças climáticas são alguns fatores que vêm facilitando a emergência e disseminação de doenças infecciosas humanas transmitidas por vetores. Este comentário aborda a recente entrada de três arbovírus no Brasil, Chikungunya (CHIKV), West Nile (WNV) e Zika (ZIKV), com enfoque nos desafios para a Saúde Pública do País. Transmitidos por mosquitos vetores amplamente distribuídos no território nacional e associados ao homem, a população brasileira encontra-se exposta à infecção por esses três arbovírus. Na ausência de vacina eficaz e tratamento específico, são importantes a manutenção e integração de uma vigilância entomológica e epidemiológica contínua, a fim de direcionarmos métodos de controle e prevenção contra essas arboviroses no País. (AU)

Processo FAPESP: 14/05016-5 - Avaliação da frequência, distribuição espacial, atividade locomotora e inseminação cruzada de Aedes aegypti e Aedes albopictus (Diptera: Culicidae)
Beneficiário:Tamara Nunes de Lima Camara
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular