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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos

Texto completo
Autor(es):
Munique MASSARO [1] ; Kristine STADSKLEIV [2] ; Stephen von TETZCHNER [3] ; Débora DELIBERATO [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Programa de Pós-Graduação em Educação - Brasil
[2] Hospital Universitário de Oslo. Departamento de Neurociências Clínicas para Crianças. Seção de Pediatria de Neuro-habilitação - Noruega
[3] Universidade de Oslo. Departamento de Psicologia - Noruega
[4] Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Departamento de Educação Especial - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. educ. espec.; v. 22, n. 3, p. 337-350, 2016-09-00.
Resumo

RESUMO: este estudo teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos comunicadores auxiliados e comunicadores naturalmente falantes ao instruir um parceiro de comunicação para a construção de modelos físicos. Os participantes foram 18 comunicadores auxiliados e 18 comunicadores naturalmente falantes de um grupo de comparação, com idade entre 5-15 anos, do Brasil e da Noruega. Além disso, três diferentes grupos de parceiros de comunicação naturalmente falantes participaram da pesquisa: pais, colegas e profissional. Em um primeiro momento, as crianças comunicadores auxiliados foram avaliadas. Em seguida, as tarefas de construção foram administradas. Nessa tarefa, os comunicadores auxiliados e as crianças do grupo de comparação tiveram que instruir o parceiro de comunicação para construir modelos físicos. Os participantes foram filmados ao fazer a construção e as gravações foram transcritas. Foi realizada a análise de conteúdo, de que resultou no delineamento de categorias, e os resultados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Este estudo sugere que existem diferenças entre as estratégias utilizadas nas construções. Comunicadores auxiliados e seu parceiro de comunicação usam mais tempo para concluir as construções. No entanto, ambos os grupos usaram a linguagem para instruir o parceiro de comunicação e finalizar as construções. (AU)

Processo FAPESP: 14/09050-3 - Habilidades de linguagem auxiliada em crianças entre 5 e 15 anos de idade: uma investigação por meio de distintas culturas em múltiplos locais: uma análise da tarefa 6
Beneficiário:Munique Massaro
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado