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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Impacto da estimulação cognitiva sobre depressão, ansiedade, cognição e capacidade funcional em adultos e idosos de uma universidade aberta da terceira idade

Texto completo
Autor(es):
Francine Golghetto Casemiro [1] ; Isabela Azevedo Rodrigues [2] ; Juliane Cristine Dias [3] ; Ludmyla Caroline de Sousa Alves [4] ; Keika Inouye [5] ; Aline Cristina Martins Gratão
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Gerontologia - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Gerontologia - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Gerontologia - Brasil
[5] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Gerontologia - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. geriatr. gerontol.; v. 19, n. 4, p. 683-694, 2016-08-00.
Resumo

Resumo Objetivos: o estudo avaliou a efetividade de uma oficina Gerontológica de Estimulação Cognitiva (EC) no desempenho cognitivo, funcional e nos sintomas de humor de senescentes participantes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Método: Trata-se de ensaio clínico aberto controlado com lista de espera no qual participaram 15 pessoas no grupo intervenção e 16 no grupo controle. No início e no final do estudo (sexto mês), aplicou-se: Span de Dígitos; ACE-R; Inventário de Ansiedade e de Depressão de Beck e Medida da Independência Funcional (MIF). Resultados: No grupo intervenção, houve melhora para as variáveis avaliadas, e o domínio visuoespacial (p=0,022), os sintomas de depressão (p=0,048) e de ansiedade (p=0,002) apresentaram diferença significativa. No grupo controle os sintomas de depressão e de ansiedade obtiveram piora. Conclusão: Os resultados sugerem que o programa de EC tem efeito benéfico sobre os sintomas de humor de adultos e idosos frequentadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. (AU)

Processo FAPESP: 14/18829-4 - Estratégias de intervenção para idosos com comprometimento cognitivo leve
Beneficiário:Aline Cristina Martins Gratao
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular