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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo

Texto completo
Autor(es):
Marcella Savioli Deliberador [1] ; Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ambient. constr.; v. 18, n. 2, p. 273-288, 2018-04-00.
Resumo

Resumo Discutir a melhoria na educação significa trabalhar em uma abordagem multidisciplinar que inclua os diversos agentes, cada um contribuindo em sua área para que sejam repensados os novos modelos educacionais. Os processos de projetos escolares deveriam incluir não só especialistas diversos da área de educação, como também profissionais de projeto, consultores de várias áreas e a comunidade escolar. Para isso, este artigo discute os processos participativos e apresenta uma ferramenta de suporte ao programa arquitetônico aplicada com a metodologia dos grupos focais. Em termos metodológicos, essa pesquisa fundamentou-se em revisão bibliográfica, no desenvolvimento de ferramenta em formato de jogo, nos testes realizados por meio de grupo focal, na elaboração do programa arquitetônico e na avaliação dos resultados. O jogo, definido como um baralho, está dividido em quinze naipes, cada um representando uma temática importante para a arquitetura escolar. A inclusão dos diversos agentes garantiu que as diversas vozes fossem ouvidas e proporcionou um novo olhar sobre o edifício. Entende-se que esse tipo de processo busca o desenvolvimento de meios que visem à ampliação da qualidade do projeto e da educação. (AU)

Processo FAPESP: 17/05699-3 - Dinâmicas de Apoio ao Processo de Projeto Arquitetônico
Beneficiário:Marcella Savioli Deliberador
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 13/00993-0 - Parâmetros da arquitetura escolar como ferramenta de apoio ao processo de projeto
Beneficiário:Marcella Savioli Deliberador
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado