Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Índice de área foliar de coberturas do solo em uma microbacia hidrográfica subtropical

Texto completo
Autor(es):
Alexandre Cândido Xavier [1] ; Carlos Alberto Vettorazzi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. ESALQ. Depto. de Engenharia Rural - Brasil
[2] USP. ESALQ. Depto. de Engenharia Rural - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 60, n. 3, p. 425-431, 2003-00-00.
Resumo

O Índice de Área Foliar (IAF) é uma importante variável estrutural descritora da vegetação, diretamente relacionada com a evapotranspiração e a produtividade. O objetivo deste trabalho foi estruturar e analisar um banco de dados de valores mensais de IAF de diferentes coberturas do solo em uma microbacia hidrográfica subtropical. Uma campanha de campo de coleta de dados mensais de IAF, com o auxílio do equipamento LAI-2000 (analisador de dossel de plantas), foi realizada durante o ano de 2001, em áreas de cana-de-açúcar, pastagem, milho, eucalipto e floresta ripária. O valor máximo do IAF foi de 4,90, para floresta ripária; este valor apresentou uma queda com a diminuição da precipitação, característica deste tipo de vegetação semidecidual. O IAF da cana-de-açúcar apresentou a maior variabilidade durante o período de coleta, devido às características próprias da cultura e seu manejo na área em estudo. Os resultados apresentados representam um passo inicial para o entendimento da dinâmica do IAF na área em estudo e áreas similares. (AU)

Processo FAPESP: 00/09325-0 - Estimativa da dinâmica do índice de área foliar em uma bacia hidrográfica por meio de técnicas de sensoriamento remoto
Beneficiário:Carlos Alberto Vettorazzi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular