Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comparação entre dois métodos para avaliar a eficácia de limpeza durante o beneficiamento de tomates

Texto completo
Autor(es):
Ana M. Magalhães ; Marcos D. Ferreira [2] ; Celso L. Moretti [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 29, n. 4, p. 699-704, 2009-00-00.
Resumo

A etapa de limpeza em uma linha de beneficiamento para tomate de mesa é muito importante, pois retira as impurezas externas dos frutos, todavia poucos são os métodos utilizados para avaliar a eficácia desse processo. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar duas metodologias com relação à eficácia do processo de limpeza. As metodologias estudadas foram: análise com o colorímetro e análise com o turbidímetro. Os ensaios foram realizados em laboratório, na etapa de limpeza do protótipo UNIMAC (Unidade Móvel de Auxílio à Colheita), utilizando-se de esferas de borracha, com peso similar ao tomate, que foram sujas artificialmente e passaram pela limpeza no protótipo com cerdas de náilon e rotação de 100 rpm. Observou-se que o método de análise com o colorímetro mostrou-se de baixa precisão e com algumas limitações, sendo que a análise de eficácia realizada com esse método não representou a quantidade de sujeira que ainda restava nas esferas e, consequentemente, a eficácia do processo. Por sua vez, a análise realizada com o método do turbidímetro avaliou mais precisamente o processo de limpeza das esferas, assim, concluiu-se que o método de análise com o turbidímetro é o mais eficaz. (AU)

Processo FAPESP: 02/00645-7 - Proposta de um novo sistema (UNIMAC - Unidade Móvel de Auxílio à Colheita) visando a melhoria da qualidade e diminuição das perdas pós-colheita em tomate de mesa
Beneficiário:Marcos David Ferreira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores