Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no adulto: perfil sócio-demográfico de pacientes com TDAH atendidos em ambulatório de um hospital universitário de São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Maria Aparecida da Silva [1] ; Mário R. Louzã [2] ; Homero P. Vallada [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] University of São Paulo. Faculty of Medicine. Department of Psychiatry - Brasil
[2] University of São Paulo. Faculty of Medicine. Department of Psychiatry - Brasil
[3] University of São Paulo. Faculty of Medicine. Department of Psychiatry - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos de Neuro-Psiquiatria; v. 64, p. 563-567, 2006-09-00.
Resumo

OBJETIVO: Descrever as variáveis sócio-demográficas incluindo desempenho acadêmico, profissional e interpessoal em uma população adulta com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Até o momento não há relato na literatura do perfil desses pacientes na população brasileira. O TDAH é comum na população geral, podendo chegar a 3% das pessoas. MÉTODO: Foram avaliados adultos que tomaram conhecimento do serviço de atendimento especializado em TDAH através da mídia. O diagnóstico de TDAH foi realizado utilizando-se os critérios da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV). Os dados sócio-demográficos foram obtidos através de entrevista pessoal com cada paciente. RESULTADOS: 102 indivíduos preencheram critérios para TDAH. Houve predomínio do sexo masculino (61,2%) com alto nível de escolaridade (90,2% tinham no mínimo 2º grau completo). Cinquenta e três pacientes (52%) foram reprovados pelo menos uma vez durante vida estudantil. No momento da entrevista, 22,5% encontravam-se desempregados. CONCLUSÃO: Observou-se uma semelhança da distribuição das variáveis sócio-demográficas com os indivíduos adultos com TDAH de outros países, apesar da escolaridade ser acima da média nacional. Além disso, pode-se também observar semelhanças entre as populações infantil e adulta com TDAH. (AU)

Processo FAPESP: 03/13779-4 - Polimorfismo de genes relacionados ao sistema dopaminergico de pacientes adultos com diagnostico de transtorno de deficit de atencao e hiperatividade (tdah).
Beneficiário:Homero Pinto Vallada Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular