Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Alterações dos processos fonológicos e índice de gravidade entre escolares com dislexia e escolares com bom desempenho acadêmico

Texto completo
Autor(es):
Monique Herrera Cardoso ; Ana Carla Leite Romero ; Simone Aparecida Capellini [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; v. 17, n. 3, p. 287-292, 2012-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Comparar a ocorrência de processos fonológicos alterados e utilizar o índice de gravidade do transtorno fonológico para comparar uma amostra de fala e de escrita de escolares disléxicos e de alunos com bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: Participaram 34 escolares, distribuídos entre o segundo e o quinto ano escolar, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 anos a 11 anos e 11 meses de idade, divididos em: G1 (17 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia) e G2 (17 escolares com bom desempenho acadêmico). Foram aplicadas tarefas de Imitação e de Nomeação (ABFW), compostas, respectivamente, por 39 vocábulos e 34 figuras. Foi solicitada também, a elaboração de uma redação temática, a partir de uma sequência lógica de figuras. RESULTADOS: Os escolares disléxicos deste estudo apresentaram desempenho inferior, quando comparados aos escolares com bom desempenho acadêmico, em relação à fala, no processo fonológico de simplificação de encontro consonantal (prova de imitação) e em relação à análise de produção da escrita nos critérios: traçado da letra cursiva sem alteração, disgrafia funcional, hiposegmentação, e ortografia correta. Entretanto, a gravidade do transtorno fonológico da amostra da fala e da escrita, foi leve em ambos os grupos. CONCLUSÃO: Os escolares com dislexia apresentaram alterações nos processos fonológicos e na escrita, com rendimento inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico. Quanto ao índice de gravidade PCC-R das amostras da fala e da escrita, tanto os disléxicos como os escolares com bom desempenho acadêmico, apresentaram classificação de grau leve. (AU)

Processo FAPESP: 09/18333-0 - OCORRÊNCIA DE PROCESSOS FONOLÓGICOS ALTERADOS EM UMA AMOSTRA DE FALA E DE ESCRITA DE ESCOLARES DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO DO 1º AO 5º ANO ESCOLAR: ESTUDO COMPARATIVO.
Beneficiário:Ana Carla Leite Romero
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica