Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Isaias Alves e as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática

Texto completo
Autor(es):
Rafaela Silva Rabelo [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Educ. Pesqui.; v. 44, 2017-07-27.
Resumo

Resumo Partindo do relatório de viagem aos Estados Unidos do educador baiano Isaias Alves, o presente artigo tem como objetivo explorar as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática na década de 1930, e de que forma a primeira promoveu a circulação de teorias/autores na última, principalmente no que diz respeito ao intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos. Enquanto aproximação teórico-metodológica, alguns dos conceitos operados são apropriação, circulação (de ideias/objetos/sujeitos) e discurso autorizado, com base em autores como Roger Chartier (1990, 2002, 2009), Serge Gruzinski (2001a, 2001b) e Michel de Certeau (2012). Além do relatório de viagem, outras fontes mobilizadas foram publicações de Isaias (livros e artigos), programas de ensino dos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e de São Paulo, manuais pedagógicos e jornais disponíveis no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Entre as constatações, percebe-se que o relatório de viagem de Isaias Alves deu visibilidade às discussões e publicações do psicólogo estadunidense Edward Lee Thorndike voltadas à educação matemática. Ainda, que o diálogo estabelecido entre a psicologia educacional e a educação matemática estava fortemente vinculado às discussões sobre testes e que a forma como Isaias Alves lia e dava a ler a educação matemática ocorria a partir do viés psicológico. (AU)

Processo FAPESP: 12/11361-1 - Edward lee thorndike, john dewey e a educação matemática em tempos de escola nova no brasil
Beneficiário:Rafaela Silva Rabelo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado