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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos do método Pilates Solo no equilíbrio e na hipercifose torácica em idosas: ensaio clínico controlado randomizado

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Tavella Navega ; Mariana Giglio Furlanetto [2] ; Daniele Moraes Lorenzo [3] ; Mary Hellen Morcelli [4] ; Beatriz Mendes Tozim [5]
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. geriatr. gerontol.; v. 19, n. 3, p. 465-472, 2016-06-00.
Resumo

Resumo Objetivo: Avaliar a influência do método Pilates Solo na hipercifose torácica e no equilíbrio em idosas. Método: Estudo randomizado, longitudinal. Participaram do estudo 31 idosas entre 60 e 75 anos, que foram divididas em dois grupos: Grupo Controle (n=17) e Grupo Pilates (n=14). O Grupo Pilates realizou treinamento, enquanto o Grupo Controle participou de palestras. A avaliação foi composta por testes específicos de equilíbrio (teste Unipodal direita e esquerda) e de hipercifose torácica (biofotogrametria computadorizada). Ao término das oito semanas ambos os grupos foram reavaliados. Os dados obtidos foram analisados por meio do teste de normalidade Shapiro-Wilk, teste t Student pareado, teste t Student não pareado, teste Wilcoxon e teste Mann-Whitney. Considerou-se nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: O Grupo Pilates apresentou manutenção no equilíbrio (p>0,05) e diminuição da hipercifose torácica em média de 6 graus (p<0,001), enquanto o Grupo Controle não apresentou diferença significativa (p>0,05) em nenhuma das variáveis. Conclusão: Pode-se concluir que o método Pilates Solo contribuiu na diminuição da hipercifose torácica e manutenção do equilíbrio das idosas investigadas. REBEC: RBR-6jd8nq (AU)

Processo FAPESP: 11/12585-8 - Efeito do Método Pilates na relação: hipercifose torácica e equilíbrio em idosas
Beneficiário:Mariana Gíglio Furlanetto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica