Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Indução de mania durante o tratamento com antidepressivos no transtorno bipolar

Texto completo
Autor(es):
Renata S Tamada [1] ; Beny Lafer [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria; v. 25, n. 3, p. 171-176, 2003-09-00.
Resumo

OBJETIVOS: Realizar uma revisão da literatura sobre a mania induzida por antidepressivos, sua incidência, quadro clínico, fatores de risco e tratamento. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento no Medline dos artigos publicados entre 1970 e 2001. Foram incluídos estudos abertos e controlados bem como relatos de caso com casuística maior que cinco pacientes. RESULTADOS: Mania induzida e mania espontânea parecem ter apresentações clínicas distintas, sendo a mania induzida mais leve e breve. Os fatores de risco para mania induzida ainda não estão bem estabelecidos. CONCLUSÃO: Existe um número muito limitado de estudos controlados e prospectivos sobre a mania induzida. Os antidepressivos estão associados a um aumento no risco de indução de mania. Este risco pode variar dependendo da droga utilizada. Portanto, os antidepressivos devem ser utilizados em pacientes bipolares considerado-se tanto a eficácia clínica como os potenciais efeitos sobre o curso da doença. (AU)

Processo FAPESP: 99/02079-4 - Estudo comparativo entre mania espontânea e mania associada à antidepressivos: características clínicas, demográficas e resposta a tratamento
Beneficiário:Renata Sayuri Tamada
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado