Aplicação e avaliação de programas baseados em habilidades ABA para professores de...
Investigação de aspectos funcionais da comunicação de crianças autistas: comparaçã...
Texto completo | |
Autor(es): |
Número total de Autores: 2
|
Afiliação do(s) autor(es): | [1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
Número total de Afiliações: 2
|
Tipo de documento: | Artigo Científico |
Fonte: | Audiol., Commun. Res.; v. 19, n. 2, p. 171-178, 2014-04-00. |
Resumo | |
Objetivo Identificar e descrever as dificuldades e o valor atribuído ao trabalho com crianças com autismo, por professores. Métodos Participaram deste estudo 51 professores de escolas regulares e especiais, que tinham crianças com DEA dentre seus alunos. Um questionário fechado, tipo classificação, foi respondido pelos professores, sobre o papel que exercem em relação ao aluno, suas dificuldades e habilidades no que se refere ao aluno, suas observações sobre comportamentos e interesses da criança e estratégias de comunicação usadas por ambos. Resultados Os professores responderam que a sua influência era, principalmente, relacionada à comunicação e às relações interpessoais e que as dificuldades, predominantemente associadas à aprendizagem, comunicação e comportamento da criança. Consideraram que a escola oferece apoio suficiente para seu trabalho, mas que há pouca contribuição de outros profissionais e falta de tecnologia de ensino adequada. Conclusão: Conclui-se que os professores estão despreparados para ensinar alunos com DEA, necessitando de melhores instruções e mais apoio de outros profissionais, podendo, assim, proporcionar educação de melhor qualidade para essas crianças. (AU) | |
Processo FAPESP: | 10/12786-0 - Autismo e escola: a perspectiva de pais e professores. |
Beneficiário: | Ana Gabriela Lopes Pimentel |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |