Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Propaganda de álcool e associação ao consumo de cerveja por adolescentes

Texto completo
Autor(es):
Roberta Faria [1] ; Alan Vendrame [2] ; Rebeca Silva [3] ; Ilana Pinsky [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 45, n. 3, p. 441-447, 2011-04-08.
Resumo

OBJETIVO: Analisar a associação entre propaganda de álcool e o consumo de cerveja por adolescentes. MÉTODOS: Foram entrevistados 1.115 estudantes de 7º e 8º anos de três escolas públicas de São Bernardo do Campo, SP, em 2006. As variáveis independentes foram: atenção prestada às propagandas de álcool, crença na veracidade das propagandas, resposta afetiva às propagandas, uso prévio de cigarro, entre outras. A variável dependente foi consumo de cerveja nos últimos 30 dias. Análises de regressões logísticas univariada e múltipla foram realizadas. Idade, importância dada à religião e ter banheiro em casa foram utilizadas como controle. RESULTADOS: O consumo de cerveja nos últimos 30 dias esteve associado ao uso de cigarro (OR = 4,551), ter uma marca preferida de bebida alcoólica (OR = 5,150), não ser monitorado pelos pais (OR = 2,139), achar que as festas que freqüentam parecem-se com as de comerciais (OR = 1,712), prestar muita atenção aos comerciais (OR = 1,563) e acreditar que os comerciais falam a verdade (OR = 2,122). Essa associação manteve-se mesmo na presença de outras variáveis associadas ao seu consumo. CONCLUSÕES: As propagandas de bebidas alcoólicas associam-se positivamente ao consumo recente de cerveja, por remetem os adolescentes à própria realidade ou por fazê-los acreditar em sua veracidade. Limitar a veiculação de propagandas de bebidas alcoólicas pode ser um dos caminhos para a prevenção do uso e abuso de álcool por adolescentes. (AU)

Processo FAPESP: 03/06250-7 - Os jovens e a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil
Beneficiário:Ilana Pinsky Streinger
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores