Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Suplementos vitamínicos e/ou minerais: regulamentação, consumo e implicações à saúde

Texto completo
Autor(es):
Lucile Tiemi Abe-Matsumoto ; Geni Rodrigues Sampaio [2] ; Deborah H. M. Bastos [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 31, n. 7, p. 1371-1380, 2015-07-00.
Resumo

Em decorrência das mudanças no padrão alimentar da população, a suplementação da dieta com micronutrientes é prática comum. A preocupação com a saúde e a facilidade de comercialização dos suplementos vitamínicos e/ou minerais, aliadas ao forte apelo publicitário, têm estimulado a população ao consumo indiscriminado desses produtos, o que pode acarretar riscos à saúde. Este trabalho teve como objetivo avaliar a legislação relativa ao cenário do consumo e segurança do uso de suplementos vitamínicos e/ou minerais no Brasil. Verificou-se que as legislações brasileiras a esse respeito são complexas, dificultando o entendimento das normas e a aplicação destas. Estudos sobre o consumo de suplementos pela população brasileira são limitados, e o consumo inadequado por falta de conhecimento é um potencial risco à saúde da população. Concluiu-se que há necessidade de implementação de políticas públicas que promovam o esclarecimento da população, dos profissionais da área de saúde e do comércio sobre o assunto. (AU)

Processo FAPESP: 13/23006-4 - Determinação de vitaminas antioxidantes em suplementos e avaliação da rotulagem nutricional
Beneficiário:Deborah Helena Markowicz Bastos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular