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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Impacto das Piores Experiências Escolares em Estudantes: Um Estudo Retrospectivo Sobre Trauma

Texto completo
Autor(es):
Paloma Pegolo de Albuquerque [1] ; Lucia C. A. Williams [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 25, n. 62, p. 343-351, 2015-12-00.
Resumo

ResumoA literatura indica a existência de danos para a saúde mental de estudantes em casos de violência no contexto escolar. O objetivo deste estudo retrospectivo foi avaliar o impacto psicológico da vitimização escolar em estudantes universitários e analisar a associação dos sintomas de TEPT com variáveis relacionadas à vitimização. No total, 691 estudantes universitários responderam à Escala sobre Experiências Traumáticas em Estudantes. Escores clinicamente significativos nas subescalas variaram de 4,7% (sintomas somáticos) a 20% (hipervigilância), sendo frequentes sintomas descritos na literatura resultantes de vitimização, como: depressão, desesperança, dificuldades cognitivas e rememoração do evento traumático. Adicionalmente, 7,8% apresentaram sintomas de TEPT após a sua pior experiência escolar. Foram encontradas associações entre os sintomas de TEPT e o incômodo sentido após a experiência, benefícios percebidos após o evento e duração do mesmo. Tais dados indicam o potencial nocivo das experiências de vitimização escolar, podendo contribuir para futuras pesquisas em tal área. (AU)

Processo FAPESP: 10/01379-5 - Trauma e histórico de vitimização na escola: um estudo retrospectivo com estudantes universitários
Beneficiário:Paloma Pegolo de Albuquerque
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado