Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Valores e Sentimentos nos Projetos de Vida dos Jovens Brasileiros

Texto completo
Autor(es):
Viviane Potenza Guimarães Pinheiro [1] ; Valéria Amorim Arantes [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 25, n. 61, p. 201-209, 2015-08-00.
Resumo

Projetos de vida são projeções sobre o futuro embasadas em ações passadas e fundamentadas no presente, comportando processos de integração e regulação entre valores e sentimentos. Nesta pesquisa, tivemos por objetivo analisar tais processos nos projetos de vida de jovens brasileiros. Participaram 200 jovens, entre 15 e 19 anos, estudantes de escolas públicas das cinco macrorregiões do Brasil. Aplicou-se um questionário aberto, escrito e individual formulado pelo Stanford Center on Adolescence, adaptado aos propósitos da pesquisa. Identificamos sete formas de projetar o futuro, em que foram observadas diferentes dinâmicas do pensamento, com grande complexidade na integração entre valores e sentimentos. Para grande maioria dos jovens, família e trabalho constituíram valores centrais e compareceram de forma integrada aos sentimentos, sendo os mais frequentes: felicidade, bem-estar e satisfação. Tais resultados oportunizam maior compreensão da organização psíquica na elaboração de projetos de vida, abrindo novas possibilidades para os estudos em psicologia moral. (AU)

Processo FAPESP: 09/51393-7 - O papel dos sentimentos e das emocoes nos projetos vitais (purposes) dos jovens de cinco regioes brasileiras: um estudo na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento.
Beneficiário:Valéria Amorim Arantes de Araújo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular