Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Comparação por Sexo do Desempenho em Leitura de Escolares com Dislexia do Desenvolvimento

Texto completo
Autor(es):
Adriana Marques de Oliveira [1] ; Giseli Donadon Germano [2] ; Simone Aparecida Capellini [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 27, n. 68, p. 306-313, 2017-12-00.
Resumo

Resumo: Este estudo objetiva comparar o desempenho dos escolares com dislexia entre os sexos feminino e masculino em provas de leitura de palavras e pseudopalavras, de compreensão de orações e textos. Participaram 48 escolares com dislexia do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental (8 a 12 anos de idade) de escola pública e particular divididos em: GI - 14 meninas e GII - 34 meninos. Foram aplicadas provas de avaliação de leitura de palavras e pseudopalavras, compreensão de orações e textos, das Provas de avaliação dos processos de leitura. Os resultados indicaram evidência de diferença por sexo nas provas de leitura de palavras de baixa frequência e compreensão de orações. Concluiu-se que a discussão sobre a diferença entre os escolares com dislexia por sexo pode ser relevante no contexto educacional, pois dentre as cinco variáveis estudadas, duas forneceram informações para levantar maior discussão sobre o tema, destacando a importância de mais estudos. (AU)

Processo FAPESP: 06/60016-4 - Adaptacao brasileira das provas de avaliacao dos processos de leitura (prolec).
Beneficiário:Adriana Marques de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica