Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Equivalencia de Estimulos e Aumento de Acertos na Solucao de Problemas de Adicao e Subtracao

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Henrique Oliveira Henklain [1] ; Joao dos Santos Carmo [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Sao Carlos - Brasil
[2] Universidade Federal de Sao Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 23, n. 56, p. 349-358, 2013-09-00.
Resumo

Propriedades dos problemas aritméticos que dificultam a sua solução têm sido investigadas para propor intervenções que gerem aumento de acertos ao resolvê-los. O objetivo deste estudo foi avaliar se a formação de dois conjuntos de classes equivalentes de adição e subtração atingiria esse objetivo. Investigou-se também o efeito do treino de resolução de problemas na forma de balança e do ensino de algoritmos. Participaram oito estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Após a formação das classes, todos os participantes apresentaram crescimento médio de 25% no Pós-teste 1. Posteriormente, ao final do treino com a balança, houve crescimento médio de 25% no Pós-teste 2. No Teste de Generalização 1, todos apresentaram acertos acima de 75%. Após o ensino dos algoritmos, verificou-se crescimento médio de 8% no Pós-teste 3, e 100% de acertos na reaplicação do teste de generalização. Os procedimentos empregados produziram ganhos no comportamento de resolver problemas aritméticos. (AU)

Processo FAPESP: 08/57705-8 - Instituto de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 11/16925-8 - Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração
Beneficiário:Marcelo Henrique Oliveira Henklain
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado