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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Compreendendo e contextualizando a violência nas relações de intimidade entre adolescentes

Texto completo
Autor(es):
Maria das Graças Carvalho Ferriani [1] ; Ana Beatriz Campeiz [2] ; José Eurípedes Martins [3] ; Ailton de Souza Aragão [4] ; Eliana Mendes de Souza Teixeira Roque [5] ; Diene Monique Carlos [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
[4] Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil
[5] Universidade de Ribeirão Preto - Brasil
[6] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Escola Anna Nery; v. 23, n. 3 2019-07-29.
Resumo

Resumo Objetivo: Descrever e analisar a violência nas relações de intimidade entre adolescentes de uma escola pública de um município do interior do estado de São Paulo. Método: Pesquisa qualitativa, ancorada pelo Paradigma da Complexidade. Coleta de dados realizada junto a 16 estudantes do 2º ano do ensino médio, por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados se deu pela modalidade temática. Resultados: Emergiram três temas, que possibilitaram compreender que o mito do amor romântico ainda se faz presente nas relações de intimidade; como aspecto desses mitos, o ciúme é desvelado como inerente às relações, sendo ao mesmo tempo disparador de violência nas relações de intimidade. As redes sociais digitais atravessam esse processo; a família e a escola emergem como contextos que vulnerabilizam os adolescentes, inclusive pela vivência de outras manifestações da violência. Conclusão e implicações para a prática: Identificou-se o caráter polidimensional, retroativo e interdependente dos aspectos relacionados ao fenômeno estudado. Traz a importância de ações no âmbito escolar e comunitário pelo enfermeiro, na desconstrução de mitos de amor romântico; uso seguro de redes sociais virtuais; promoção da parentalidade saudável e a articulação saúde-escola-família, com empoderamento desses espaços enquanto fatores de proteção a violências envolvendo adolescentes. (AU)

Processo FAPESP: 15/24069-5 - O atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias envolvidas na violência: o olhar do paradigma da complexidade
Beneficiário:Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular