Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Carcinoma cuniculado gengival mimetizando um processo inflamatório/reativo

Texto completo
Autor(es):
Rodrigo N. Silva [1] ; Heitor A. Silveira [2] ; Luciana Y. Almeida [3] ; Carla N. B. Colturato [4] ; Alexandre Elias Trivellato [5] ; Cassio E. Sverzut [6] ; Jorge E. León [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade do Estado de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
[5] Universidade de São Paulo - Brasil
[6] Universidade de São Paulo - Brasil
[7] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial; v. 55, n. 5, p. 498-505, 2019-11-11.
Resumo

RESUMO O carcinoma cuniculado (CC), uma rara variante do carcinoma espinocelular oral, apresenta células epiteliais neoplásicas bem diferenciadas que se infiltram na submucosa ou no tecido ósseo subjacente, formando a chamada "toca de coelho", preenchida por queratina. Relatamos o caso de uma paciente de 67 anos que foi encaminhada apresentando uma massa tumoral assintomática no corpo mandibular esquerdo com vários meses de evolução. A história prévia indicou exodontia dos dentes 37 e 38 e diagnóstico de osteomielite supurativa crônica. Uma biópsia incisional profunda revelou CC. Devido às características microscópicas, as quais sugeriram um processo inflamatório ou reativo, é necessário estrita correlação clinicopatológica para o correto diagnóstico do CC. (AU)

Processo FAPESP: 16/11419-0 - Correlação clinicopatológica do grau de diferenciação, expressão de tetraspaninas, agentes virais e proliferação celular em uma ampla série de carcinomas espinocelulares da região de cabeça e pescoço.
Beneficiário:Jorge Esquiche León
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 16/02713-2 - Efeitos da terapia com erlotinib e gefitinib em associação ao ácido all-trans retinóico e trióxido de arsênico na leucemia promielocítica aguda: estudo in vitro, ex vivo e em modelo experimental murino.
Beneficiário:Luciana Yamamoto de Almeida
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 18/12734-2 - Caracterização imunoistoquímica comparativa de subgrupos de células dendríticas e oncogênese viral no carcinoma espinocelular oral e orofaríngeo
Beneficiário:Heitor Albergoni da Silveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado