Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Perda auditiva unilateral: benefício da amplificação na ordenação e resolução temporal e na localização sonora

Texto completo
Autor(es):
Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli [1] ; Marina De Marchi dos Santos [2] ; Mariza Ribeiro Feniman [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 32, n. 1 2019-11-07.
Resumo

RESUMO Objetivo Verificar as habilidades auditivas de ordenação temporal, resolução temporal e localização sonora, antes e após a adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) em indivíduos com perda auditiva unilateral (PAUn). Método Foram avaliados 22 indivíduos, com idades de 18 a 60 anos, com diagnóstico de PAUn sensorioneural ou mista, de graus leve a severo. O estudo foi dividido em duas etapas: a pré- e a pós-adaptação do AASI. Em ambas as etapas, os indivíduos realizaram anamnese, bem como a aplicação do Questionário de Habilidade Auditiva da Localização da Fonte Sonora (QHALFS), avaliação simplificada do processamento auditivo (ASPA) e Random Gap Detection Test (RGDT). Resultados O presente estudo encontrou diferenças estatisticamente significantes nas avaliações de localização sonora e memória para sons verbais em sequência, no RGDT e no QHALFS. Conclusão Com o uso efetivo do AASI, indivíduos com PAUn apresentaram melhora nas habilidades auditivas de localização sonora, ordenação e resolução temporal. (AU)

Processo FAPESP: 14/11432-1 - Perda auditiva unilateral: benefício da amplificação na ordenação e resolução temporal e localização espacial da fonte sonora
Beneficiário:Marina de Marchi dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado