Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

ANTÁRTICA E ÁREAS ALÉM DA JURISDIÇÃO NACIONAL NO ANTROPOCENO: DESAFIOS PARA A GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS MARINHOS GENÉTICOS?

Texto completo
Autor(es):
ANA FLÁVIA BARROS-PLATIAU [1] ; LEANDRA REGINA GONÇALVES [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de Brasília - Brasil
[2] University of São Paulo. Oceanographic Institute - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ambiente & Sociedade; v. 22, 2019-11-25.
Resumo

Resumo A época do Antropoceno traz novos desafios relacionados à tecnologia para o manejo sustentável da biodiversidade, incluindo o acesso a recursos genéticos marinhos. Embora separados em duas agendas multilaterais, a Antártica e as áreas fora da jurisdição nacional são casos comparáveis, uma vez que a regulação das atividades de bioprospecção está em negociação há décadas, dentro e fora da ONU. A partir de uma abordagem interdisciplinar nas relações internacionais, literatura de ciências jurídicas e ambientais, três desafios são discutidos: o sistema complexo socioecológico, as respostas institucionais e a Agenda 2030 da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A principal conclusão é que a Agenda 2030 precisa envolver o setor privado nas negociações para aprimorar a eficácia das regulamentações futuras. (AU)

Processo FAPESP: 18/00462-8 - Oportunidades e fragilidades da gestão costeira integrada no litoral paulista no contexto da governança da macrometrópole
Beneficiário:Leandra Regina Gonçalves Torres
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado