Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review

Texto completo
Autor(es):
Cezar Kayzuka Cotta Filho [1] ; Fernanda Berchelli Girão Miranda [2] ; Hiromi Oku [3] ; Giovanna Cristina Conti Machado [4] ; Gerson Alves Pereira Junior [5] ; Alessandra Mazzo [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Farmacologia - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Enfermagem - Brasil
[3] St. Luke’s International University. College of Nursing - Japão
[4] USP. FM-RP. Hospital das Clínicas - Brasil
[5] USP. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
[6] USP. Faculdade de Odontologia de Bauru - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 24, 2019-12-09.
Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar, na literatura, como a empatia é influenciada pelos diferentes fatores culturais no contexto de ensino e aprendizagem em saúde. Realizado por meio de scoping review , conforme a proposta de Joanna Briggs Institute (JBI), a busca foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science e executada entre o período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018. Observou-se, pelas pesquisas, que os estudantes ocidentais têm maior nível de empatia quando comparados aos estudantes orientais. Além disso, há diferença na empatia entre diferentes etnias, raças, sexo e religião. Sua avaliação dá-se por meio de diferentes instrumentos. Assim, entre os fatores que influenciam a empatia, identificou-se a cultura como sendo um deles. São necessários novos estudos a fim de compreender da melhor forma a empatia entre as diversas profissões da saúde. (AU)

Processo FAPESP: 17/22126-7 - Empatia nas atividades clínicas simuladas: análise dos componentes descritos nos cenários
Beneficiário:Cezar Kayzuka Cotta Filho
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica