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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Maria da Gloria Bonelli [1] ; Patricia Tuma Martins Bertolin [2] ; Rossana Maria Marinho Albuquerque [3] ; Veridiana P. Parahyba Campos [4] ; Renne Martins Barbalho [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Sociologia - Brasil
[2] Universidade Presbiteriana Mackenzie. Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico - Brasil
[3] Universidade Federal do Piauí. Departamento de Ciências Sociais - Brasil
[4] Universidade Federal de Pernambuco - Brasil
[5] Universidade de Brasília - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Soc. estado.; v. 34, n. 3, p. 661-688, 2019-12-09.
Resumo

Resumo O artigo analisa as mudanças na docência do direito, relacionando a maior participação das mulheres e da diferença no professorado, com a pulverização das instituições de ensino, a distribuição regional, os regimes de trabalho e o maior de grau de titulação docente. Investiga como esses deslocamentos se refletem nas identificações profissionais e em suas intersecções, bem como no jogo para produzir o centro e o descentramento dos grupos estabelecidos e do cânone jurídico. Baseia-se em dados do Censo Nacional da Educação Superior, Inep (2015) e em entrevistas qualitativas realizadas com docentes homens e mulheres de seis faculdades de direito do país. (AU)

Processo FAPESP: 16/08850-1 - Descentrando a docência do Direito: Gênero e diferença no ensino jurídico no Brasil
Beneficiário:Maria da Gloria Bonelli
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular