Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”

Texto completo
Autor(es):
Marcelo Giordan [1] ; Luciana Massi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação. Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências e Letras. Departamento de Didática - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 25, n. 4, p. 927-944, 2019-12-20.
Resumo

Resumo: Neste artigo, analisamos a seção “Eu li, eu leio” da revista Ciência Hoje das Crianças valendo-nos dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo de Bakhtin. Trata-se de uma seção comemorativa dos 30 anos da revista que publicou 22 histórias de leitores atuais e de ex-leitores ao longo de 2016. Consideramos o gênero discursivo de divulgação científica e sua variante para crianças como referências para identificar as variantes do gênero discursivo dessa seção, em particular, que mescla o formato de “Carta do Leitor” com a apresentação de trajetórias de sucesso profissional ou forte relação com a Ciência. A relação de interdependência tempo-espaço, analisada a partir do conceito de cronotopia, evidenciou as principais marcas da trajetória desses leitores, bem como os aspectos axiológicos implícitos da revista e o estereótipo do cientista e da relação com a Ciência. (AU)

Processo FAPESP: 16/09700-3 - Investigando a formação do orientador: ações, atividades e disposições envolvidas na orientação de pesquisas científicas
Beneficiário:Luciana Massi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular