Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Reconhecimento de emoções para ambiente clínico simulado com uso de odores desagradáveis: estudo quase experimental

Texto completo
Autor(es):
Mateus Henrique Gonçalves Meska ; Leandro Yukio Mano [2] ; Janaina Pereira Silva [3] ; Gerson Alves Pereira Junior [4] ; Alessandra Mazzo
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28, 2020-02-14.
Resumo

Objetivo: comparar o efeito da exposição aos odores desagradáveis em ambiente clínico simulado nas emoções de estudantes de graduação de enfermagem. Método: estudo quase experimental. Participaram 24 estudantes de enfermagem, alocados em dois grupos, 12 no Grupo Intervenção com exposição aos odores desagradáveis e 12 no Grupo Controle sem exposição aos odores desagradáveis. Para simulação do odor desagradável de vômito, no Grupo Intervenção, foram utilizados alimentos fermentados: aveia cozida, leite coalhado, queijo parmesão estragado, ovo cru, sopa ervilha, uvas-passas e vinagre. Os participantes foram filmados e a análise das expressões faciais foi realizada em seis pontos críticos: abordagem pelo estudante; relato da queixa; avaliação clínica; e intercorrência, intervenção e reavaliação do paciente a partir do proposto pelo modelo Circumplex de reconhecimento de emoções. Resultados: verificou-se 83.215 emoções relacionadas aos seis pontos críticos. No ponto crítico do cenário proposto com exposição aos odores desagradáveis o grupo intervenção apresentou a emoção básica de tristeza e o grupo controle, raiva. Conclusão: infere-se que a inclusão de odores desagradáveis nos cenários simulados pode ampliar o desenvolvimento emocional de estudantes da área da saúde. (AU)

Processo FAPESP: 15/26368-0 - Satisfação e autoconfiança do estudante de enfermagem em cenários simulados com uso de odores desagradáveis
Beneficiário:Mateus Henrique Gonçalves Meska
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica