Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)

Texto completo
Autor(es):
Ieda Francischetti [1] ; Ylva Holzhausen [2] ; Harm Peters [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Marília Medical School - Brasil
[2] Charité Universitätsmedizin Berlin. Center for Medical Education and Educational Research - Alemanha
[3] Charité Universitätsmedizin Berlin. Center for Medical Education and Educational Research - Alemanha
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Interface (Botucatu); v. 24, 2020-03-16.
Resumo

As competências médicas apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e as políticas de incentivo à formação de mais médicos popularizaram temas como aprendizado ativo e competência. Distorções na implementação curricular resultaram em abordagens fragmentadas e reprodutivas das práticas com distanciamento do processo de trabalho. Vários países ocidentais, ao buscarem o aprimoramento da Educação Médica Baseada em Competência, adotaram as Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) na tradução bem-sucedida desse referencial para a prática clínica. Este estudo perspectivo apresenta as APCs no âmbito da educação médica brasileira como possível solução para a melhor efetivação do Currículo Médico Baseado em Competência (CMBC). O estudo descreve as APCs, de seu conceito à realização; provê subsídios para seu entendimento e análise de sua capacidade em mediar uma formação médica mais qualificada e responsiva às necessidades de saúde locais; e contribui com a literatura brasileira na área. (AU)

Processo FAPESP: 18/26011-2 - Definição de atividades profissionais confiáveis para acesso residência médica como melhor forma de traduzir para a prática a educação médica baseada em competência
Beneficiário:Ieda Francischetti
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa