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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Martins Santos Freitas [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: ARS (São Paulo); v. 18, n. 38, p. 219-239, 2020-04-27.
Resumo

Este artigo aborda a trajetória do artista italiano Bramante Buffoni e sua importância para a compreensão das artes aplicadas como signo da modernidade no Brasil. Buffoni chegou em São Paulo em 1953, onde trabalhou com diversos agentes importantes do ambiente cultural paulistano, como Pietro Maria Bardi e Francisco Matarazzo Sobrinho. O artista atuou de maneira ampla, com diversos meios e técnicas, desde a linguagem gráfica dos cartazes até o campo da decoração de interiores. A presença da obra de Buffoni no acervo moderno do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo nos propõe o entendimento dessa coleção a partir de uma renovada abordagem, que seja ampla e inclua uma gama expandida de objetos de arte. (AU)

Processo FAPESP: 17/11221-9 - Modernismo em disputa: a presença italiana na arte pública em São Paulo nos anos de 1950 e 1960
Beneficiário:Patrícia Martins Santos Freitas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado