Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

VIDA-Enfermagem v1.0: realidade virtual imersiva na coleta de sangue a vácuo em adulto

Texto completo
Autor(es):
Valtuir Duarte De Souza-Junior ; Isabel Amélia Costa Mendes [2] ; Romero Tori [3] ; Leonardo Prates Marques ; Felipe Kenzo Kusakawa Mashuda ; Leonardo Akira Fattore Hirano [6] ; Simone De Godoy [7]
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28, 2020-06-01.
Resumo

Objetivo: desenvolver e validar a primeira versão do simulador de realidade virtual imersiva no procedimento de coleta de sangue a vácuo no paciente adulto - VIDA-Enfermagem v1.0. Método: estudo com delineamento metodológico para validar 14 etapas do procedimento de coleta de sangue a vácuo no adulto, projetadas para o desenvolvimento do simulador de realidade virtual imersiva VIDA-Enfermagem v1.0, o qual foi avaliado por 15 profissionais da saúde e 15 graduandos de enfermagem em relação aos aspectos visual, interativo, realidade de simulação do movimento, pedagógico e esforço de utilização. Resultados: de maneira geral foram considerados válidos 79,6% dos itens avaliados pelos profissionais e 66,7% dos itens avaliados pelos graduandos, sendo que a maioria das necessidades de melhorias do sistema é passível de correção no incremento das próximas versões. Conclusão: o simulador foi considerado como ferramenta promissora e inovadora para o ensino da coleta de sangue a vácuo no adulto, enquanto estratégia a ser combinada com recursos utilizados atualmente na educação de graduandos de enfermagem que estão iniciando o estudo da temática e da técnica. (AU)

Processo FAPESP: 16/19920-0 - Simulação de realidade virtual no ensino de enfermagem em punção venosa periférica para terapia intravenosa e coleta de sangue
Beneficiário:Isabel Amélia Costa Mendes
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular