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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Parâmetros de projeto e métodos visuais APOs: estudo de duas escolas no Reino Unido

Texto completo
Autor(es):
Larissa Negris de Souza [1] ; Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski [2] ; Pamela Woolner [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[2] Universidade Estadual de Campinas - Brasil
[3] Newscastle University - Ucrânia
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ambient. constr.; v. 20, n. 3, p. 199-223, 2020-07-03.
Resumo

Resumo O programa arquitetônico inclui fase de levantamento de dados que auxiliam na proposição do projeto. Diversos métodos para a coleta e análise desses dados são associados à avaliação pós-ocupação (APO), com observações e medições do projetista/pesquisador e percepções dos usuários sobre ambientes. A APO em escolas busca compreender esses espaços, que impactam no desenvolvimento das atividades de ensino/aprendizagem. O conceito de parâmetros de projeto (PPs) do século XXI deve ser considerado. Este estudo, exploratório, avaliou a aplicação de dois métodos visuais na APO, em escolas do Reino Unido, para retroalimentação de projetos, incluindo PPs como critério de avaliação. O diamond ranking, para análise de imagens, e análise de plantas, para indicação de observações, por meio de adesivos, pelos usuários. O resultado principal é a comprovação da eficácia de métodos visuais no desenvolvimento do programa e APO, fornecendo informações mais completas e ativando maior interesse na participação dos usuários. A seleção de imagens e a aplicação das ferramentas, validadas pela análise e compreensão de respostas, tiveram como base os PPs. Nas discussões de critérios e requisitos para a arquitetura escolar do século XXI, o desenvolvimento de métodos visuais para APO de escolas é visto como uma contribuição importante metodológica e conceitual. (AU)

Processo FAPESP: 16/11479-3 - Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem
Beneficiário:Larissa Negris de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado