Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O Regimento dos preços dos medicamentos... na farmácia brasileira oitocentista

Texto completo
Autor(es):
Amanda Peruchi [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: História, Ciências, Saúde : Manguinhos; v. 27, n. 3, p. 933-965, 2020-10-23.
Resumo

Resumo Em 5 de novembro de 1808, dom João de Bragança promulgou um alvará sobre o exercício dos boticários e o preço das drogas e ordenou a criação de um regulamento para taxar o custo dos medicamentos comercializados no Brasil. Publicado pela primeira vez em 1809, o Regimento dos preços dos medicamentos... ganhou novas edições nos anos subsequentes e tornou-se um indispensável instrumento de trabalho para os envolvidos com a feitura e o comércio dos remédios. Este texto situa historicamente e destaca esse documento brevemente explorado pelos pesquisadores da história da farmácia brasileira, visto ter sido uma das primeiras iniciativas do governo luso-brasileiro condizentes com a atividade farmacêutica no Brasil no século XIX. (AU)

Processo FAPESP: 13/14786-6 - Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em Língua Portuguesa
Beneficiário:Jean Marcel Carvalho França
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático