Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

É tudo ganso? A (in)distinção entre usuários e traficantes de drogas e seus limites na perspectiva dos policiais militares do Rio de Janeiro

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Novaes Cruz [1] ; Perla Alves Bento de Oliveira Costa [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Federal Fluminense - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 14, n. 1, p. 243-261, 2021-02-05.
Resumo

RESUMO Ganso é um termo informalmente adotado por membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) destinado a pessoas que apresentam alguma forma de envolvimento com drogas ilícitas. Neste artigo, analisaremos a adoção do termo para dois grupos distintos, o primeiro composto por indivíduos suspeitos de uso ou tráfico de drogas e o segundo por policiais usuários de drogas. Em ambos os grupos, o ganso representa um estigma, ou seja, um conjunto de comportamentos considerados deteriorados e reprováveis. Entretanto, há diferenças marcantes na gestão desse estigma a partir do grupo a que o termo se designa. (AU)

Processo FAPESP: 19/09663-9 - Policiais mais valorizados profissionalmente estão mais dispostos a oferecer um melhor atendimento para a sociedade?
Beneficiário:Fernanda Novaes Cruz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado