Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estratégias de Ensino de Palavras em Leitura de História para Crianças Pré-Escolares

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Arruda Miranda [1] ; Claudia Daiane Batista Bettio [2] ; Andréia Schmidt [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo - Brasil
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
[3] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psico-USF (Impresso); v. 25, n. 4, p. 671-683, 2021-02-22.
Resumo

Resumo A leitura compartilhada de histórias (LCH) como prática de ensino produz efeitos significativos sobre o desenvolvimento de repertórios verbais em crianças, principalmente quando associada a estratégias de ensino explícito de vocabulário. Esse estudo teve como objetivo testar os efeitos cumulativos do uso de estratégias de ensino de palavras, a partir de sessões de LCH, sobre a aprendizagem de palavras por crianças pré-escolares. Foram realizadas três sessões de LCH de um mesmo livro e uma sessão de atividade complementar sobre as palavras da história, em uma classe com 13 crianças, com idades de 4 a 5 anos. Foram identificados ganhos significativos entre o pré e pós-teste no desempenho em tarefas de emparelhamento ao modelo para substantivos e nas tarefas de nomeação para substantivos e para verbos. Os resultados confirmam a eficácia do uso de estratégias de ensino de palavras durante LCH e a sua viabilidade no contexto natural de sala de aula. (AU)

Processo FAPESP: 14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico
Beneficiário:Deisy das Graças de Souza
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático