Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diversidade de galhas de insetos do Estado do Mato Grosso, Brasil: Cerrado

Texto completo
Autor(es):
Urso-Guimaraes, Maria Virginia [1] ; Koch, Ingrid [2] ; Devides Castello, Ana Carolina [2]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Fed Sao Carlos, Dept Biol, Sorocaba, SP - Brazil
[2] Univ Estadual Campinas, Dept Biol Vegetal, Campinas, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 21, n. 3 2021.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Resumo: A região Centro-Oeste do Brasil possui grandes áreas dominadas pelo Cerrado nas quais insetos e suas interações são pouco conhecidos. Neste estudo, fizemos o inventário de galhas, plantas hospedeiras e galhadores do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, uma área de vegetação natural de Cerrado. As amostragens foram realizadas em duas expedições, em julho de 2012 e janeiro de 2013. Caracterizamos 295 morfotipos de galhas de insetos em 140 espécies de plantas hospedeiras; com identificação de 89 galhadores; a família de plantas com maior número de espécies hospedeiras de galhas foi Fabaceae (16,7%) e a espécie com maior número de galhas, Protium heptaphyllum (Aubl.) Marchand (Burseraceae, 3,7%). Esta é a área mais rica em morfotipos de galhas do cerrado brasileiro (295) e a segunda na média de morfotipos/espécie de planta hospedeira (2,1). Além disso, seis gêneros e 38 espécies são registros novos de ocorrência de plantas hospedeiras para galhas de insetos; duas delas, Bernardia similis Pax and K.Hoffm and Ormosia macrophylla Benth., são registros novos para o Estado do Mato Grosso e outras duas, Vochysia petraea Warm. and Talisia subalbens (Mart.) Radlk. estão listadas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas IUCN. Os dados desse inventário representam um testemunho das interações inseto-planta para o Cerrado no Brasil, em uma área que foi consumida por um incêndio sem precedentes na estação seca de 2020. (AU)

Processo FAPESP: 10/52314-0 - Diptera dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia: diversidade, sistemática e limite distribucionais
Beneficiário:Carlos José Einicker Lamas
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular